São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruth vê `sem pressa' ação antimiséria

VALMIR DENARDIN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAPÃO BONITO

A primeira-dama do país e coordenadora do programa Comunidade Solidária, Ruth Cardoso, disse ontem, em Capão Bonito (SP), que não tem ``tanta pressa" para ver os resultados das ações que estão sendo feitas em 14 Estados no combate à miséria.
``A liberação de recursos já está garantida. Agora depende da participação da comunidade", afirmou.
Segundo ela, o programa ainda não ``deslanchou" em todos os Estados porque as ações dependem de parcerias entre o governo federal, os governos estaduais, as prefeituras e as comunidades.
Na primeira etapa, o programa vai abranger 156 cidades com 15 ações, que vão desde a compra de ônibus para o transporte escolar até assentamentos de terra.
A visita da primeira-dama a Capão Bonito (230 km a oeste de São Paulo) marcou o início do programa Comunidade Solidária no chamado ``Ramal da Fome" paulista.
O ``Ramal da Fome" abrange parte do sudoeste de São Paulo, região que exibe os piores índices sociais do Estado.
Segundo o governo estadual, cerca de 25% dos 350 mil moradores da região, formada por 18 cidades, podem ser considerados indigentes. O índice de mortalidade infantil é de 40,3 por mil, enquanto que no restante do Estado a média é de 30,8 crianças mortas a cada mil nascidas.
Na primeira etapa, o programa espera beneficiar cerca de 15 mil famílias, de 12 cidades. Ainda não foram definidas as ações que serão tomadas para diminuir a miséria.
O governo do Estado também lançou ontem o programa Qualidade de Vida na região. O governador Mário Covas (PSDB) disse que as ações dos governos federal e estadual pretendem transformar o ``Ramal da Fome" em ``Ramal da Fartura".
``Quando sobrar dinheiro, a prioridade de aplicação das verbas será nessa região", afirmou o governador. Covas disse que o volume de recursos para o programa não está definido.

Texto Anterior: FHC liga para Clinton e oficializa contrato
Próximo Texto: Jornalistas do Rio serão primeiros a ter processos examinados pelo INSS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.