São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema nasceu nos anos 60

DA REPORTAGEM LOCAL

A Internet nasceu no fim da década de 60, no auge da Guerra Fria. Nesse período de tensão política entre os EUA e a extinta União Soviética, o governo norte-americano decidiu criar uma rede de comunicação paralela.
A idéia era evitar qualquer tipo de colapso e invasão no meio de comunicação.
As universidades americanas tiveram participação nessa rede, pois o governo encomendou ao meio acadêmico uma rede com número ilimitado de computadores e sem um computador central para administrar a conexão.
Os militares acreditavam que uma rede com computador central seria suscetível à destruição em caso de um ataque nuclear.
Em 1969, foi inaugurada a Arpanet, que mais tarde deu origem à Internet. Nessa época, havia alguns laboratórios de pesquisa conectados entre si, com o objetivo de testar a tecnologia de troca de pacotes de informações.
Em pouco tempo, dezenas de universidades dos EUA passaram a conectar-se à rede.
Essas instituições encarregaram-se de desenvolver programas para troca de mensagens por correio eletrônico e programas para acesso remoto a informações armazenadas nos computadores.
``Internet Protocol" é o programa que deu origem ao nome Internet. Com ele, um número indefinido de redes de computadores atua como se fosse uma única rede.

Texto Anterior: Lado comercial ganha espaço
Próximo Texto: Marilyn tem vida e morte contadas em CD-ROM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.