São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mergulho pode danificar sistema nervoso

DA REDAÇÃO

Pesquisadores alemães da Universidade Técnica de Aachen sugerem que a prática de mergulho com tanques de oxigênio pode causar uma degeneração gradual do sistema nervoso.
Segundo os médicos, o mergulho pode causar degeneração do sistema nervoso e de estruturas da coluna vertebral, mesmo em mergulhadores que não tenham tido problemas de descompressão.
Esses problemas, conhecidos por "doença descompressiva", acontecem quando o mergulhador sobe rapidamente à superfície, depois de um período relativamente longo submerso.
Quando o mergulhador nada para cima, a pressão que a água exerce sobre ele fica menor. Se a subida é rápida, a queda abrupta da pressão faz com que o ar nos vasos sanguíneos (que estava sob alta pressão) se expanda, formando bolhas.
As bolhas têm diversos efeitos, entre os quais o entupimento de artérias, o que impede a circulação do sangue, e a morte de células.
No estudo, os pesquisadores compararam 52 mergulhadores de ambos os sexos com 50 pessoas da mesma idade que praticam outros esportes, como natação e corridas.
Imagens geradas por ressonância magnética dos cérebros e das medulas espinhais dos esportistas revelaram um número muito maior de lesões nos mergulhadores.
Os pesquisadores não informaram se as lesões irão produzir desordens que apresentem sintomas ou não. As conclusões estão publicadas na edição de amanhã da revista "Lancet".
Um estudo prévio sobre profissionais que morreram em acidentes de mergulho mostrou que alguns mergulhadores apresentavam, sem saber, degeneração da medula espinhal. A degeneração pode ter contribuído para que o acidente fatal ocorresse.

Texto Anterior: Pica-paus podem atrasar Discovery
Próximo Texto: Defeito cerebral pode ser causa de obesidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.