São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defeito cerebral pode ser causa de obesidade

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores do Jefferson Medical College, na Filadélfia (EUA), concluíram que o cérebro de algumas pessoas não "avisa" o organismo quando é hora de parar de comer.
Segundo Jose Caro, líder da equipe responsável, a descoberta não está relacionada ao "gene da obesidade", anunciado no final do ano passado por pesquisadores da Universidade Rockefeller (EUA).
O gene da obesidade controla a produção de um hormônio que informa ao cérebro quando o organismo já está satisfeito de comida.
O estudo, publicado na revista "Journal of Clinical Investigation", afirma que, nas pessoas estudadas, o gene produz normalmente um hormônio supressor de apetite, mas o cérebro, por alguma razão ainda não conhecida, simplesmente não recebe a mensagem hormonal ou a ignora.
Outro estudo, publicado na revista "Nature Genetics" deste mês, relata a existência de um segundo gene que controlaria tanto a obesidade quanto o diabete.
O segundo gene, descoberto por uma equipe de cientistas dos Laboratórios Jackson (EUA), controlaria o metabolismo do corpo, regulando a forma como ele consome as calorias ingeridas.

Texto Anterior: Mergulho pode danificar sistema nervoso
Próximo Texto: Pagamento de encargos supera em US$ 510 mi financiamento externo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.