São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pertence faz crítica a proposta de Genoino

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Sepúlveda Pertence, reagiu ontem à proposta de emenda constitucional que institui o controle externo do Judiciário, de autoria do deputado José Genoino (PT-SP).
A emenda cria de órgãos federal e estaduais para avaliar o desempenho administrativo e financeiro dos tribunais, sem poder para interferir nas sentenças.
``Saúdo a iniciativa, porque a discussão estava se tornando irritante ao insistir apenas no slogan, mas quero lembrar que há uma cláusula intocável da Constituição que é a da independência dos poderes", afirmou.
Pertence, que diz não ter uma posição definitiva sobre a proposta, se referiu à delegação ao Legislativo da eleição de membros do órgãos que exercerão o controle.
Pela proposta, os conselheiros seriam três cidadãos eleitos pelo Legislativo, cinco juízes, um representante do Ministério Público e um advogado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Texto Anterior: Inativos custam mais que ativos em abril
Próximo Texto: Assembléia cria comissão para crise na rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.