São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marinha coloca à venda ilha no rio Paraná

O DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

A Marinha brasileira colocou à venda uma ilha no rio Paraná, localizada entre Foz do Iguaçu e o Paraguai, por R$ 1,455 milhão. A ilha de Acaray está em território nacional e nunca foi utilizada pela Marinha.
Segundo o capitão-de-corveta Ubiraci Vicente Torres Alves, 48, o edital de licitação para concorrência pública, publicado anteontem, foi uma determinação do Ministério da Marinha. Ambientalistas de Foz do Iguaçu criticaram a decisão.
Segundo Adelmo Muller, da Associação de Defesa e Educação Ambiental de Foz do Iguaçu, a venda da ilha poderá significar ao país ``perder parte da soberania nacional, pois estrangeiros poderão adquirir uma área do Brasil".
Muller defende que a ilha Acaray seja mantida em poder da Capitania Fluvial do Rio Paraná, responsável pela área, como uma ``reserva de preservação ambiental".
A ilha, de 313 mil m2 é habitada por répteis, insetos e pequenos mamíferos e é totalmente coberta por vegetação nativa.
O capitão-de-corveta Torres Alves não quis comentar as críticas dos ambientalistas.
Segundo ele, ``cada um se manifesta da maneira que quer". Ele disse que a determinação do Ministério da Marinha é para que sejam habilitados na concorrência pública pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras e empresas estrangeiras com presença no país".
A avaliação de R$ 1,455 milhão, preço mínimo para a ilha, foi feita, segundo Torres Alves, pelo SPU (Serviço Público da União), que cuida do levantamento do patrimônio da União.

Texto Anterior: Apreendidas 50 camisas com marca CV
Próximo Texto: Cidade terá 300 km de ciclovias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.