São Paulo, sábado, 10 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça condena cirurgião por causar cicatriz

DA REPORTAGEM LOCAL

O cirurgião plástico Herbert Gauss Júnior, 42, foi condenado na semana passada pelo Segundo Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo a dois meses de prisão por imperícia médica.
Segundo a acusação, a psicóloga Eliana R.A.S., 46, teria ficado com uma cicatriz permanente de cerca de 14 cm na barriga após ter se submetido a uma operação de plástica abdominal (dermolipectomia), em janeiro de 1990.
Segundo um laudo pericial realizado pelo Instituto Médico Legal um mês após a cirurgia, a ``causa provável" da necrose (morte do tecido) seria o esticamento excessivo da pele do abdômen da paciente. A pele teria necrosado por falta de irrigação sanguínea.
Gauss Júnior nega a acusação de imperícia. ``A necrose foi causada por um hematoma interno, imperceptível em exames clínicos. É uma possibilidade remota, mas em qualquer cirurgia pode acontecer", disse.
A cirurgia plástica foi feita em conjunto com uma histerectomia (operação de retirada do útero), realizada por uma ginecologista.
Segundo Gauss Júnior, a realização das duas operações em conjunto é comum e não traria mais riscos à paciente do que qualquer outra operação.
Para o advogado do cirurgião, Mário de Oliveira Filho, 42, a decisão judicial foi equivocada, por ter se baseado em um laudo incorreto feito pelo IML. ``A paciente escondeu informações dos peritos", afirmou.
Oliveira Filho disse que deve entrar com recurso no Superior Tribunal Federal para revisão do processo. ``Não houve justiça no caso", disse.
Mesmo que a apelação seja negada, o cirurgião não deve cumprir a pena. Por ser réu primário, a pena deve se transformar no cumprimento de trabalhos comunitários.
Se for condenado em um outro processo, que corre no Conselho Regional de Medicina, ele pode perder o direito de exercer a profissão. O julgamento no CRM foi marcado para o fim de julho.

Texto Anterior: Hospital faz investigação
Próximo Texto: Exposição ressuscita bairro do Bom Retiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.