São Paulo, sábado, 10 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zacharias congela Steinway do Municpal

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

Se, como dizia Ezra Pound os artistas são a antena da raça, então Christian Zacharias pode ser considerado um tipo muito especial de gênio antecipador. Ele anteviu a chegada de uma frente fria, anteontem, no Teatro Municipal, em seu primeiro recital no Brasil.
Talvez por ter chegado naquele dia de Buenos Aires, Zacharias realizou um recital tão sem emoção que chegou a congelar o piano Steinway novinho em folha do teatro. As cordas do instrumento soaram quebradiças pelos dedos longos do pianista.
Simpático, o artista concedeu seu bis obsessivo, uma sonata de Domenico Scarlatti. Mas o público de assinantes do Mozarteum o aplaudiu com uma indiferença bem maior que a habitual.
A única agitação demonstrada por ele foi no programa. Ele o tocou de trás para frente, criando, assim, animação em quem acompanhava o livreto entre bocejos.
Iniciou pela ``Humoreske em Si Maior Op. 20", do alemão Robert Schumann (1810-1856). Emendou com as ``Cenas Infantis Op. 15", do mesmo compositor.
São peças minúsculas que climatizam sensações fugazes, como o medo e a nostalgia. É composição romântica, datada de 1838. Pois o pianista a converteu em momentos cuja nostalgia só pode ser a do telégrafo. Conteve tanto a emoção que os dados expressivos se dissolveram no ruído surdo do veludo nos martelos.
Trouxe na segunda parte os ``Doze Prelúdios, Vol. 1", do francês Claude Debussy (1862-1918). Outra ciclo atmosférico, desta vez moderno, em que o compositor tenta passar dados extramusicais, paisagísticos, como ruído do vento e passos na neve.
Novamente Zacharias digitou a obra com o ímpeto de um analista de sistemas. O som parecia escrito, não tocado, muito menos interpretado, apesar da grande técnica do artista.
Palco e platéia pareciam imersos numa névoa. Estavam com a sensibilidade anestesiada. A função do artista talvez seja quebrar esse gelo. Zacharias o fez crescer.

Texto Anterior: Lulu Santos faz show único em SP
Próximo Texto: 'Cafajestes' traz sarcasmo da nova Bahia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.