São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos se rebelam por 5h em Cadeião

Detentos fogem em caminhão

CHRISTIAN CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma rebelião que durou mais de cinco horas, 490 detentos destruíram ontem a unidade 1 da Cadeia Pública de Pinheiros (zona oeste). Telhas foram arrancadas e houve focos de incêndio. Quatro carcereiros foram mantidos como reféns.
A rebelião começou às 12h, quando um caminhão da comida entrou no pátio do presídio.
``Faxinas" (presos de bom comportamento encarregados da limpeza) renderam o motorista do caminhão e fugiram pela Marginal Pinheiros, depois de arrebentar os portões do Cadeião. Entre 7 e 10 presos fugiram (um deles, recapturado). O número oficial não foi confirmado.
Segundo o diretor da unidade, Ernesto Massa Gasparette, a norma do presídio é que os carcereiros recolham a comida do lado de fora para entregá-la aos presos. ``Mas os detentos não aceitam prato da mão de policiais", disse Gasparette.
Por isso, estava sendo permitido que o caminhão entrasse e os ``faxinas" fizessem a distribuição. Gasparette disse que vai apurar se houve conivência de funcionários do presídio na fuga.
A rebelião acabou por volta das 18h, depois de quase uma hora de negociação. Os reféns foram soltos e os presos, transferidos para a unidade 3.

Texto Anterior: Guarda Civil restringe o patrulhamento
Próximo Texto: Homens ajudam preso a fugir em ambulância
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.