São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

McLaren quer o projetista da Ferrari para temporada-96

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Não são apenas pilotos de ponta que a McLaren precisa contratar para recuperar a hegemonia dos anos 80 na F-1. A equipe inglesa terá, também, que voltar a trabalhar com o projetista John Barnard, atualmente na Ferrari.
Esta é uma das exigências que a Philip Morris, fabricante dos cigarros Marlboro e principal patrocinadora da equipe, estaria fazendo para manter seu apoio ao time de Ron Dennis.
Na verdade, a empresa parece preocupada com o destino da associação McLaren/Mercedes, que, de grande promessa, se mostra um grande fiasco até agora.
O projeto do carro deste ano, apresentado como inovador na pré-temporada, vem sendo constantemente criticado pelos pilotos da equipe -o que acabou motivando a saída de Nigel Mansell.
Atrelar a vinda de Barnard à manutenção do patrocínio seria uma forma de elevar o padrão técnico do time, tido como decadente na F-1 depois da saída dos engenheiros japoneses da Honda (em 1992) e de pilotos do porte de Ayrton Senna (em 1993).
Barnard, aliás, já cumpre papel parecido na Ferrari, que há alguns anos montou um supertime de técnicos para poder voltar a ser competitiva na categoria -trabalho que vem dando seus primeiros frutos desde a temporada passada.
Apesar de ser patrocinadora também da escuderia italiana (paga os salários de seus pilotos), a Marlboro tem a McLaren como seu time ``oficial". E ele está, a cada GP, mais longe do pódio.
Para piorar, a concorrência se tornou frequente no posto do vencedor. Caso da marca japonesa Mild Seven (patrocinadora da Benetton) e da Rothmans (da Williams).
E reverter este quadro, para a Marlboro, é um trabalho para o criador, entre outras maravilhas, do bico ``tubarão".
Já a equipe Simtek, que não participou do GP do Canadá por falta de recursos, pediu concordata ontem.
(JHM)

Texto Anterior: Rede se opõe a novas cores
Próximo Texto: Brasil é o campeão do Torneio de Toulon
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.