São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro traz último ensaio de Tom Jobim

MARA GAMA
DA REDAÇÃO

Os últimos escritos do compositor e maestro Tom Jobim (1927-1994) saem agora em livro. ```Visão do Paraíso - Mata Atlântica" traz textos ``descompromissados" de Tom sobre a Mata combinados a um ensaio fotográfico de Ana Lontra Jobim, 40, viúva do compositor.
A Mata Atlântica é uma região de floresta que cobria originalmente a faixa litorânea do Brasil do Ceará ao Rio Grande do Sul.
A primeira data de lançamento do livro era dezembro de 1994. Com a morte de Tom Jobim, naquele mês, o projeto foi adiado. Houve então um lançamento em Nova York, em 18 de abril, quando foi feito um tributo ao maestro.
O livro ``Visão do Paraíso" começou a ser produzido há dois anos. Foi um convite da editora Index ao casal Ana e Tom.
``Tom ficou muito entusiasmado com o tema, porque a mata era seu habitat, ele a conhecia, lia muito sobre as plantas e os pássaros``, conta Ana. A epígrafe do livro comprova: ``Toda minha obra é inspirada na Mata Atlântica", escreve Tom Jobim.
Com prefácio de Helena Jobim, irmã de Tom, o livro traz 54 fotos de paisagens e alguns textos manuscritos de Tom.
Ana Lontra Jobim é fotógrafa há 12 anos. Em 1987, fez o ensaio poético ``Ana e Tom" com fotos sobre Tom Jobim. Assina, em parceria com Marcos Martins, os projetos gráficos das capas dos discos ``Antonio Brasileiro", de Jobim, e o último disco de Gal Costa ``Mina d'água do Meu Canto".
No lançamento do livro será exibido um especial de TV apresentado por Jobim. Ele fala das relações de sua música com a natureza e canta ``Sabiá", ``Luiza", ``Águas de Março" e ``Samba do Avião". O filme foi dirigido por Flávio Tambellini com supervisão de Walter Salles Jr..

Livro: Visão do Paraíso - Mata Atlântica (128 págs., 54 fotos)
Autores: Tom e Ana Lontra Jobim
Lançamento: 19/06, às 19h, no Museu Botânico (r. Jardim Botânico, 1.008, Rio de Janeiro) e 22/06, às 19h, no Museu de Arte Moderna (parque Ibirapuera, s/n, portão 3, Vila Mariana, São Paulo)
Preço: R$ 90 no lançamento e R$ 100 nas livrarias.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Mel Gibson esbanja sangue em épico escocês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.