São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Sérvios ameaçam ocupar Sarajevo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os sérvios da Bósnia preparam uma contra-ofensiva para manter o cerco a Sarajevo, em resposta à promessa do governo da Bósnia de atacar os sérvios.
Os bósnios planejam romper o cerco antes do inverno (dentro de seis meses).
``O inimigo não pode esquecer que a um ataque se seguirá um forte contra-ataque sérvio, no qual ele perderá não só soldados, mas também território", ameaçou Dragomir Milosevic, comandante sérvio bósnio cujas tropas cercam a capital da Bósnia.
Funcionários da ONU acreditam que 30 mil soldados bósnios estejam em Breza, a 20 km de Sarajevo, prontos para atacar os sérvios.
Seria o maior deslocamento de tropas nos 38 meses de guerra. Milosevic disse duvidar que haja tantos soldados, mesmo que os bósnios tenham recebido apoio dos croatas da Bósnia.
O chanceler da Bósnia, Mohamed Sacirbey, acusou os sérvios de levarem mais armas para a zona ao redor de Sarajevo na qual a ONU proibiu ataques.
Um franco-atirador feriu um motorista civil das Nações Unidas em um subúrbio de Sarajevo. Há registros de pelo menos mais cinco feridos na cidade.
O secretário de Estado (chanceler) dos EUA, Warren Christopher, pediu ao premiê bósnio, Haris Silajdzic, que suspenda a concentração de tropas, sem resultado.

Texto Anterior: Capitão liga para família e fala em libertação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.