São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
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Estampa é moda que sempre volta

PATRICIA CARTA
DA REVISTA DA FOLHA

O grande fornecedor da estampa cashmere é o italiano Etro. Aqui, no último verão, o desenho estava em maiôs e biquínis.
O motivo estilizado virou febre via Santa Constancia.
Antes, em 92, com a epidemia de anos 70, entre uma boca-de-sino e uma cintura baixa, lá estava o cashmere. No final dos anos 80 a moda, em fase figurativa, estampou o que via pela frente. Quem começou com isso foi o espanhol Cristian Lacroix, com aquele seu estilo decorativo, nada ``clean".
No final dos 60, quando a Índia era ``meca" dos hippies, a estampa teve sua maior divulgação. Muita gente deitou e rolou -até mesmo em Woodstock- com ela.
Na metade do século 19, o tecido de lã proveniente de Caxemira popularizou-se com o xale -os fartos vestidos não permitiam o uso de casacos.
Na época, só o Tibete fornecia essa lã. Uma das marcas era o dorso da mão fechada estampado no tecido. Na Europa estilizaram o desenho que ganhou o mundo.

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