São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Próximo Texto | Índice

Pancada; Novos números; Contra-ataque; Trombada das grandes; Razões do aperto; Polêmica à vista; O preço do lote; Mano a mano; Cola; De perto

DE PERTO

Pancada
A Lei de Diretrizes Orçamentárias elaborada por Serra ameaça o Comunidade Solidária. O projeto aumentou muito a exigência de contrapartida e de arrecadação mínima dos Estados e municípios na obtenção de verbas federais.

Novos números
Para os municípios fora da área da Sudam/Sudene, por exemplo, a exigência de contrapartida para convênios com a União era de, no máximo, 10% dos recursos. A LDO enviada ao Congresso passaria isso a 20%, no mínimo.

Contra-ataque
O PT preparou emenda criando um meio-termo entre as exigências atuais para Estados e municípios e as do novo projeto de LDO. ``A contrapartida é salutar, mas o aumento precisa ser gradual", afirma Paulo Bernardo (PT-PR).

Trombada das grandes
Membro da Comissão de Orçamento, Paulo Bernardo diz que o projeto de LDO cria ``sérios problemas" para o Comunidade Solidária. Comandado por Ruth Cardoso, o programa baseia-se em repasses a municípios pobres.

Razões do aperto
O Planejamento elevou as contrapartidas porque, desde 88, a receita dos municípios cresceu mais que os encargos. Além disso, diz a assessoria de Serra, enquanto a União se esforça para cortar seu déficit, o das prefeituras aumenta.

Polêmica à vista
A tendência da Mesa da Câmara é aceitar a manobra do governo de votar requerimento que remete a uma comissão o tabelamento dos juros em 12% ao ano. A decisão deve se guiar mais pela política que por pareceres técnicos.

O preço do lote
O loteamento de cargos em empresas estatais entre os partidos preocupa o mercado financeiro. A previsão é que será muito mais difícil e caro privatizar uma empresa estatal cujos diretores são todos políticos ou ligados a eles.

Mano a mano
Se Lula não arredar pé da idéia de abandonar a presidência do PT, a disputa vai se concentrar em dois nomes paulistas: José Dirceu e Rui Falcão. O gaúcho Olívio Dutra tem preocupações regionais.

Cola
O último argumento dos petistas para convencer Lula a ficar na presidência do PT é que sua saída agravará as divisões no partido. Por causa da eleição de 96, a luta pelo controle da burocracia interna cresceu nos últimos meses.

Prefeito da City londrina e porta-voz da comunidade financeira inglesa, Christopher Walford vem ao Brasil em agosto com empresários e investidores interessados em conhecer a economia do país.

Próximo Texto: Refúgio; Portas abertas; Lista; Por ora; Boca fechada; Status; Tucanos na linha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.