São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Refúgio; Portas abertas; Lista; Por ora; Boca fechada; Status; Tucanos na linha

Refúgio
Os governadores e parlamentares que sonham com um novo partido de centro-esquerda podem ter encontrado uma forma de driblar as dificuldades operacionais de criá-lo: uma transferência em peso para o PPS, já organizado.

Portas abertas
O comando do PPS -ex-PCB- já avisou: aceita ceder seu registro definitivo na Justiça Eleitoral e até trocar a sigla para viabilizar o novo partido.

Lista
Governadores que poderiam ir para o novo partido: Britto (RS), Jaime Lerner (PR), Paulo Afonso (SC), Dante de Oliveira (MT) e Mão Santa (PI). Erundina já foi sondada pelo PPS para ser candidata à prefeitura paulistana.

Por ora
Maior entusiasta do novo partido, o PMDB-RS acha que ainda é cedo para mudar. Teme que alterações na lei eleitoral inviabilizem o projeto. Por enquanto, fala-se em ações comuns no Congresso e dos governadores simpatizantes.

Boca fechada
Após a vitória do governo na votação das emendas dos monopólios, subiram as cotações de Eduardo Jorge e Clóvis Carvalho no Planalto. Tanto quanto o desempenho, conta pontos junto a FHC a total discrição de ambos.

Status
Pequenos sinais de poder no governo: apesar do título de secretário, não é raro que Eduardo Jorge entre em uma linha telefônica onde um ministro já estava aguardando para falar com ele.

Tucanos na linha
O PSDB é o partido com mais deputados ligados na Internet: dez. É que quem conseguiu o acesso à rede mundial de computadores foi o tucano Roberto Santos. Seis deputados de outras siglas também estão ligados à rede.

TIROTEIO
De José Genoino (PT-SP), ao prever dificuldades para o governo aprovar emendas polêmicas:
- A tática do governo em relação à greve dos petroleiros e à ordem econômica não pensou no futuro. Ele vai ter dificuldades no segundo semestre porque o PFL não vai desgastar sua imagem para salvar o governo FHC.

Texto Anterior: Pancada; Novos números; Contra-ataque; Trombada das grandes; Razões do aperto; Polêmica à vista; O preço do lote; Mano a mano; Cola; De perto
Próximo Texto: Barracão de zinco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.