São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adquirir imóvel na planta requer cuidados

A venda de imóveis caiu, como mostra o gráfico acima, mas o número de lançamentos deve continuar elevado no segundo semestre.
Se você pretende comprar um apartamento na planta, deve tomar alguns cuidados extras, pois está adquirindo um bem que ainda não foi construído.
Em primeiro lugar, procure uma construtora idônea, sólida e de renome no mercado. Desta forma, o risco de a empresa não cumprir o prazo de entrega da obra é menor.
Se você escolheu o imóvel através de anúncio em jornal, saiba que sua planta (aprovada pela Secretaria da Habitação e com o número do alvará da prefeitura) deve estar afixada no estande de vendas ou no canteiro de obras. Confira se é a mesma do anúncio.
Este cuidado é importante porque algumas empresas fazem alterações nas plantas dos anúncios para tornar o imóvel mais atraente. As mais comuns são no tamanho do quarto da empregada, na disposição dos cômodos e na área útil do apartamento.
Leia atentamente o contrato. Preste atenção especial ao preço, forma de pagamento e indexador que vai reajustar as prestações. Veja se as despesas cabem no seu orçamento.
Confira ainda se o memorial descritivo da obra está completo. Há empresas que não incluem equipamentos caros, como elevadores, tipo de piso, carpete etc.
Verifique se a incorporação está registrada em cartório de imóveis e evite assinar notas promissórias. Como elas não são vinculadas à causa que as gerou, podem ser descontadas a qualquer momento.
Leia com cuidado a minuta da convenção de condomínio. Muitas vezes ela dá à construtora poder sobre o prédio mesmo após ele estar construído. Um exemplo é a empresa poder explorar a fachada com cartazes por tempo indeterminado.
Finalmente, decidida a compra, registre o contrato no cartório de imóveis. Assim, a construtora não pode destinar o dinheiro da obra para outros fins.

Texto Anterior: Financiamento de usados continua sendo escasso
Próximo Texto: Volta a poupança vinculada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.