São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta a procura pelos cursos europeus

DO "THE INDEPENDENT ON SUNDAY"

Os recém-formados interessados em aumentar seus conhecimentos em administração de empresas têm a opção de estudar no exterior.
O curso de mestrado em administração de empresas (ou MBA -Master of Business Administration) tem origem nos EUA.
Universidades como Harvard, Stanford e Massachusetts são conhecidas mundialmente por seus cursos nessa área. Fora dos EUA, o MBA também vem crescendo.
Nos últimos 25 anos, os países da Europa registraram uma maior procura por cursos de pós-graduação reconhecidos internacionalmente. E, cada vez mais, eles vêm sendo ministrados em inglês.
Algumas escolas de administração da Europa oferecem programas diferenciados -dirigidos especificamente às instituições e políticas da União Européia.
A Solvay Business School da Université Libre de Bruxelas, na Bélgica, a partir de 96 vai oferecer curso de mestrado em administração de empresas européias.
``O que nos diferencia são os cursos sobre a Europa", afirma o diretor André Farber. Um grupo típico de estudantes MBA na Solvay pode incluir pessoas de até 20 nacionalidades diferentes.
Outra opção é o programa MBA da Katholiske Universiteit Leuven (a 30 minutos de Bruxelas), que inclui módulos específicos europeus -como os aspectos administrativos da integração européia.
O diretor Marc Lambrecht diz que o MBA começa com um curso introdutório de uma semana -``Fazendo Negócios na Europa". Inclui visitas à Comissão Européia e palestras de representantes de empresas com sede no país.
Para o professor, o programa MBA se beneficia diretamente do ``rigor acadêmico" fomentado pela universidade. ``Focalizamos sobretudo a tradição universitária de excelência acadêmica", diz.
Um dos problemas que se colocam aos candidatos a cursos de mestrado no exterior é a falta de uma orientação precisa sobre a escola certa a escolher.
Há uma gama enorme de instituições que oferecem programas MBA, mas nem todos são departamentos universitários completos. ``É muito importante ter uma clara compreensão do que é cada escola", diz o professor Farber.
Uma aposta segura é optar por um curso de MBA em uma universidade pública conceituada. Mas é bom checar as credenciais do corpo docente e verificar se as disciplinas são apropriadas.
A maioria dos programas europeus de MBA exige que o candidato tenha passado no teste GMAT (Graduate Management Admission Test, ou Teste de Admissão em Administração, nível graduação), boa graduação e, de preferência, alguma experiência de trabalho no setor empresarial.
Alguns chamam os candidatos a uma entrevista prévia. É uma boa oportunidade de conhecer a escola.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: ``Gostaria de saber quais são os critérios adotados pelas empresas para promover um engenheiro júnior para pleno e, posteriormente, de pleno para sênior? E no caso de um engenheiro recém-formado admitido em uma empresa, quanto tempo, em média, seria o esperado para que passasse de júnior para pleno? Há legislação a respeito desse assunto?"Sandro Hering, Curitiba (PR)
Próximo Texto: No Brasil, custa R$ 14 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.