São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que o ar é transparente?

Joscamar Tagliacozzi, 36, técnico em segurança, Araraquara, SP

Milton Ferreira de Souza, do Instituto de Física da USP de São Carlos, responde:
"Quando se diz que alguma substância é opticamente transparente, está implícito que ela deixa passar a luz visível. Uma substância translúcida é aquela que permite a passagem da luz branca em menor grau.
"Uma substância é totalmente transparente se toda a energia de um feixe luminoso consegue atravessá-la sem perdas. Em geral, quando um feixe de energia luminosa se propaga num meio natural, sua velocidade é menor do que no vácuo (o que não diminui a energia do feixe), ele é espalhado (por partículas, moléculas isoladas, bolhas gasosas etc.) ou é absorvido por um material que, em consequência, se aquece.
"Os três casos ocorrem porque a luz, ao passar em um meio, excita os elétrons ali presentes. Quando o meio é transparente, os elétrons das moléculas vibram com a mesma frequência da luz, absorvendo-a e emitindo-a num balanço perfeito. A única consequência do processo é a diminuição da velocidade de propagação.
Se no meio há descontinuidade, como partículas em suspensão, além da diminuição da velocidade, uma parte da luz será espalhada. Quando isso ocorre, a luz direta deixa de passar e portanto deixa-se de poder ver dentro desse meio. Se o número de partículas espalhadas da luz for grande, a substância pode ficar opaca. Quando a substância é fina, fica translúcida: parte da luz consegue atravessar.
"Se o meio tiver átomos que absorvem a luz, sua energia é transferida para o meio, que então se aquece.
"O ar é transparente porque nele não há espalhamento nem absorção da luz."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Os produtivos e os insatisfeitos
Próximo Texto: Crianças ganham zôo de animais domésticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.