São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Próximo Texto | Índice

Perua alemã Audi S2 é pura velocidade

GRACILIANO TONI; LUCIANO SOMENZARI
EDITOR DE VEÍCULOS

A perua alemã Audi Avant S2 é o carro mais rápido testado por Veículos. Graças a seu potente motor turbo, acelera melhor que a maioria dos esportivos, atingindo 240 km por hora com facilidade.
O melhor do carro é que nada limita o uso da potência do motor. Suas suspensões são perfeitas para piso relativamente liso. Os freios param o carro em distâncias extracurtas.
A direção da S2 permite manobras seguras em qualquer tipo de curva, mesmo a velocidades absurdas.
Com seis marchas no câmbio, fica mais fácil manter o motor sempre ``cheio", evitando bastante a demora das reações do turbo em baixas rotações.
Pouco acima de 2.000 rotações por minuto, o motor despeja potência suficiente para ultrapassar com segurança.
Turbo
Motores turbinados funcionam como uma pequena turbina que utiliza os gases expelidos pelo escape para acionar um mecanismo que ``capta" maior quantidade de ar para injetar no motor.
O aumento da quantidade de ar propicia melhor queima de combustível, o que dá sensível rendimento ao carro em altas rotações.
Para se ter uma idéia do efeito proporcionado quando o turbo entra em ação, vale explicar a sensação dos passageiros: parecem estar sendo ``empurrados" contra os bancos.
Embreagem
Apesar de seu ótimo acabamento, não é carro para quem prefira conforto a desempenho.
A embreagem da S2 é pesada, as trocas de marcha exigem mão firme e o pedal de freio deve ser acionado com mais força do que na maioria dos carros. As suspensões são mais duras que o normal.
É preciso ter cuidado ao dirigir a perua. Muito silenciosa -há ruídos apenas nas suspensões, em piso esburacado-, engana o motorista quanto à velocidade.
Não é difícil andar nela a 150 km/h tendo a sensação de estar abaixo de 100 km/h. O isolamento é tão grande que até tira um pouco o prazer de guiar.
Em estradas com ondulações, as suspensões demonstram que não são totalmente adaptadas ao piso brasileiro.
Há pouco curso das rodas -só que isso só diminui o conforto, porque o carro se mantém controlado- e o fundo raspa em desníveis mais fortes.
Quem não se contentar com as acelerações da perua -0 a 100 km/h em 6,9 segundos, por exemplo- pode tentar sua irmã mais velha, a RS2 (leia texto abaixo).
Com 85 cavalos-vapor a mais -são 315 cv, contra 230 cv da S2-, a RS2 acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos (dado fornecido pela Audi).
Equipamentos
A Audi S2 também está recheada de equipamentos de bordo. Possui bancos de couro, sendo que os dianteiros têm ajustes elétricos e espelhos retrovisores externos com sistema de desembaçamento térmico, próprio para dias úmidos.
O painel e as laterais da porta trazem detalhes em fibra de carbono, material de grande resistência.
Há ainda esguicho de água para a limpeza de faróis, ar-condicionado eletrônico, que mantém automaticamente a temperatura interna desejada, entre outros.

Colaborou LUCIANO SOMENZARI, da Reportagem Local

Próximo Texto: Avant deriva de esportivo da marca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.