São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avant deriva de esportivo da marca

Conjunto ótico na dianteira da perua possui farol de milha

DA REPORTAGEM LOCAL

Além da perua Audi Avant S2, testada por Veículos, a Senna Import, representante oficial da marca alemã no Brasil, trouxe ao país a Avant S4 e a Avant RS2.
As peruas S2 e S4 derivam dos seus respectivos sedãs esportivos. Herdam, portanto, motores turbinados de 20 válvulas, o que as tornam as mais rápidas do mundo dentro de seu segmento.
A S4 diferencia de sua `irmã' apenas pelo tamanho, um pouco maior.
Seus motores são equipados com um dispositivo chamado `overboost', o mesmo recurso utilizado pelos motores turbinados da Fórmula 1.
Quando o pedal do acelerador é pressionado até o fundo, o sistema libera adicionalmente cerca de 25 cavalos-vapor a mais de potência, requisito bastante importante para ultrapassagens, por exemplo.
É costume da Audi, além de outras marcas, incorporar soluções mecânicas desenvolvidas pelos engenheiros nos boxes da Fórmula 1.
O câmbio de seis marchas da S2 é outro exemplo de solução vinda da F-1. Diferentemente dos câmbios tradicionais, o da S2 são todos para a frente.
A suspensão do sedã Audi A4 é outro exemplo. Conhecido por ``four link", o mecanismo faz com que a aderência das rodas ao solo seja maior mesmo quando se trafega em terrenos bastante acidentados.
O caso da Avant RS2 é mais peculiar. Uma associação entre duas tradicionais marcas alemãs tornou possível equipar a RS2 com um propulsor da famosa Porsche.
A fama da marca se deve à sua atuação na fabricação de carros esportivos e na participação na F-1.
Outro destaque das peruas Audi é a tração permanente nas quatro rodas, conhecida como sistema Quattro, tradicional da marca alemã, presente também em outras versões de esportivos.

Divisão de luxo
Junto com a BMW e a Mercedes-Benz, a Audi é a terceira marca alemã de carros de luxo. A montadora pertence ao grupo Volkswagen AG, mas possui projetos e estratégia de marketing independentes.
Na verdade, não cairia bem para a empresa que tem em seu nome a palavra povo (`volks' em alemão) produzir carros de alto luxo, em que apenas uma pequena minoria tem acesso.

Leia mais sobre mercado de peruas na pág 7-2

Texto Anterior: Perua alemã Audi S2 é pura velocidade
Próximo Texto: Seminovos importados devem valorizar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.