São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC faz 64 anos e pede 'país com tranquilidade'

Soldados com roupas camufladas vigiam sítio em Ibiúna

XICO SÁ
ENVIADO ESPECIAL A IBIÚNA

O presidente Fernando Henrique festejou ontem o seu 64º aniversário com parentes e amigos em seu sítio em Ibiúna (a 70 km de São Paulo). Ele disse que queria de presente ``um país com tranquilidade".
Embora a vizinhança seja composta por pessoas amigas, a equipe de segurança presidencial levou dois caminhões lotados de soldados do Exército para vigiar o sítio. Parte deles ficou no mato, com roupas camufladas.
Para os habitantes mais pobres de Ibiúna, o espetáculo quebrou a rotina do final de semana. Para os mais ricos, que possuem casas na região, o aparato militar trouxe muitos transtornos.
A Polícia Federal pedia a toda hora identificação dos vizinhos que passavam pelo local.
No seu aniversário, o presidente recebeu afagos da família, de intelectuais, de ministros e até da imprensa.
Dois ministros, Sérgio Motta (Comunicações) e José Serra (Planejamento), representavam o bloco dos amigos no governo. Ambos evitaram dar entrevistas.
FHC recebeu um bolo de nozes, oferecido pelas revistas ``Caras" e ``Manchete" e entregue por uma repórter do jornal ``O Estado de S. Paulo".
A assessoria do Palácio do Planalto implorou para que o presidente fosse poupado de qualquer pergunta e pediu aos repórteres que dessem um ``tom descontraído" no momento do corte do bolo.
A primeira-dama, Ruth Cardoso, de bom humor, ajudava os assessores de FHC: ``Hoje é dia de festa. Soltem essas máquinas", dizia para os fotógrafos.
O presidente cortou o bolo e o distribuiu aos jornalistas, mas não conseguiu evitar o tema das cotas de importação de carros.
``Vamos comemorar, deixem de trabalhar um pouco", dizia FHC diante de um punhado de gravadores e microfones. Todos perguntavam sobre as cotas.
Entre os intelectuais estavam o filósofo José Arthur Giannotti.

Texto Anterior: Wasmosy é o 1º presidente civil
Próximo Texto: PC deve arrecadar fundos para presídio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.