São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seguir regra de segurança com fogos é fundamental

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ler as instruções e normas de segurança dos fogos de artifício é fundamental para evitar acidentes.
Para tentar reverter esta situação, o HC lançou, em maio passado, uma campanha de prevenção de queimaduras. Segundo Fontana, ela já está surtindo efeitos.
Além de acidentes com fogos de artifício, há ainda o problema de fogueiras feitas em casa com álcool, que muitas vezes acabam provocando queimaduras, diz.
Rojão
Segundo Aquiles Reis de Vasconcelos, 53, delegado-assistente da Divisão de Produtos Controlados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os acidentes com fogos de artifício são causados na maioria das vezes devido a não leitura das instruções de utilização contidas nas embalagens.
Ele cita como exemplo de acidente pessoas que seguram o rojão do lado errado e acabam disparando os fogos sobre si mesmas.
Reis diz ainda ser obrigatório em outros países que o cabo do rojão seja maior. ``Isso não é exigido aqui."
Uma sugestão seria a de acoplar um cabo de vassoura no rojão para aumentar a distância entre o fogo de artifício e o corpo da pessoa que o está lançando.

Texto Anterior: Alimentos para festas juninas podem causar risco à saúde
Próximo Texto: Médico reclama de barulho em prédio comercial na zona norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.