São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gincana de gays, travestis e drags agita Copacabana

Evento integra os 'Gaymes', a olimpíada homossexual

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Uma confusa gincana colegial, protagonizada por gays, travestis e drag-queens, todos maiores de 18 anos, abriu ontem os Gaymes, a primeira olimpíada homossexual já realizada no Brasil.
A palavra ``Gaymes" é uma contração das palavras ``gay" e ``games" (jogos), em inglês.
Até o próximo domingo, os Gaymes vão abrigar competições de futebol e vôlei de praia (nas categorias masculino e feminino), natação e, no último dia, uma festiva corrida de quatro quilômetros pela praia de Copacabana.
Menos de 300 pessoas (contra os 2.000 esperados) se inscreveram para essa olimpíada, que ocorre no Rio paralelamente à 17ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Lésbicas e Gays.
A gincana de ontem foi disputada entre dois grupos de dez integrantes, na areia, em frente ao hotel Copacabana Palace.
O grupo com fitinha verde limão, que contava com a participação de três travestis, venceu o grupo de fitinha rosa, formado por músicos da banda ``afro-gay" Axé Kizomba.
Os ``atletas" disputaram provas dificílimas, como correr com um ovo equilibrado numa colher e dançar em dupla sem deixar cair uma laranja prensada entre as cabeças.
``Estou grávida. Não posso mais", reclamava um dos competidores, exausto, ao fim de uma das tarefas. ``Deixa de frescura", replicou um colega seu da platéia. Como a maioria dos cerca de 200 presentes, o atleta e seu amigo não quiseram se identificar.
As medalhas foram entregues por três drag-queens, lideradas por Kassandra Taylor. Os três homens fantasiados de mulher chegaram à praia num ônibus velho pintado de rosa com a inscrição ``Priscilla", numa referência ao filme gay ``Priscilla, a Rainha do Deserto".
Kassandra (ou Wilson Oliveira) é dona de uma pousada gay em Itaipuaçu, Niterói.
``Isso é só um aperitivo", prometia Flavio Alves, organizador dos Gaymes.

Texto Anterior: Militante propõe um 'disque-gay'
Próximo Texto: Parada reúne gays e lésbicas nos EUA; Vítimas de sequestro são enterradas no Rio; Carnaval atrasado atrai 1,3 mi em BH; QUINA ; SENA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.