São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

IRB inicia fase de mudanças

RODNEY VERGILI
DO ENVIADO ESPECIAL

O IRB (Instituto de Resseguros do Brasil) -órgão estatal que dá garantia para seguros de seguradoras brasileiras- conseguiu junto ao governo mais dois anos de atividade exclusiva (monopólio) no país, comprometendo-se a adotar um programa de ajustes.
Se uma seguradora faz uma apólice para uma grande empresa, ela pode transferir seus riscos para o IRB fazendo um resseguro.
As seguradoras brasileiras possuem 50% do capital do IRB. Os dirigentes das seguradoras reclamam há anos do inchaço da instituição que possui elevado número de funcionários com ganhos elevados e baixa produtividade.
O governo federal já se comprometeu a flexibilizar a atividade do resseguros permitindo a entrada de novas companhias no país. A direção do IRB pediu ``um tempo necessário" de ajuste.
Carlos Alberto Protasio, diretor do IRB, diz que o prejuízo do ano passado deve ser explicado pelas perdas nas operações no exterior, por causa da valorização do real. O ajuste começou pela aposentadoria de 300 dos 1.250 funcionários do IRB. O órgão agora quer vender imóveis ociosos.
(RV)

Texto Anterior: Seguradoras devem receber capital externo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.