São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Economia de escala é o jogo
MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZONos novos tempos da economia brasileira, quem não tiver poder de barganha, dança. Economia de escala é o nome do jogo. E, salvo honrosas exceções, só tem escala quem é grande, ou quem integra uma rede de empresas pequenas, que juntas têm a força de uma grande. Vamos tomar emprestado um exemplo dado por Guilherme Affonso Ferreira, presidente da Arby's, aos alunos da Franchising University que há dias visitaram a empresa. Ele lembrou que a confecção de uma foto bem feita, para um ``menu board" (aquelas placas iluminadas que a gente encontra nas lojas de fast-food), custa cerca de US$ 8.000. E que uma foto malfeita sai por uns US$ 1.500. O que acaba acontecendo é o seguinte: quase sempre, o carinha que tem uma lanchonete independente acaba optando pela foto mais avacalhada. E paga US$ 1.500. O franqueado de uma rede com cem lojas tem acesso à foto melhor. E paga por ela apenas uns US$ 80. Para ficar nas lanchonetes, pense o leitor nas negociações com a Coca-Cola, com o fornecedor de pão, de carne, de batata, de equipamentos, de móveis e utensílios, com os donos dos ``pontos comerciais", no custo da mídia, de uma boa assessoria legal... Quem não tiver padrinho, vai morrer pagão. A canadense Uniglobe, que tem mais de mil franquias de agências de viagem espalhadas pelo mundo, acaba de conceder mais uma master-franquia. Desta vez, para a Áustria e a Alemanha. A nova filial do restaurante Via Pasta, que o ator global Paulo Gorgulho e seus sócios abriram no Alpha Shopping, em Alphaville, não está apenas muito legal. Está também com pinta de ser a unidade-piloto de uma futura rede de franquias. Os autores desta coluna continuam nos EUA até amanhã, tratando de negócios e buscando novidades para contar aos leitores da Folha. MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising. MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University. Texto Anterior: Meio ambiente tem feira mundial no Rio Próximo Texto: O Rio volta a sonhar Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |