São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O azul das montanhas é causado por "poluição natural"

KATHY WOLLARD

O azul das montanhas é causado por ``poluição natural"
Por que algumas cadeias de montanhas parecem ter a cor azul? À distância você as vê: picos de um azul nublado. Mas quando chega perto, percebe que as montanhas, de azul, não têm nada. São simplesmente cobertas por uma vegetação verdinha.
Pense em uma cidade grande como Los Angeles (nos EUA). Em dias de calor, Los Angeles pode parecer cinzenta ou marrom-acinzentada. Os topos de seus prédios parecem envoltos em um cinza misterioso, tanto quanto os picos das montanhas parecem estar envoltos em azul. Chegue perto e você vai ver que o cinza some. No caso de Los Angeles, você até pode saber a resposta: é o smog. O smog é uma camada fumacenta que se forma nos céus de cidades poluídas como Los Angeles ou mesmo São Paulo.
No caso das montanhas, muita gente acha que o aspecto azulado é provocado por neblina ou mesmo por fumaça. Mas, na verdade, a origem do azul das montanhas, têm mais a ver com a origem da poluição nas cidades.
Diferente de poluição, o nevoeiro, é uma espécie de nuvem baixa feita de água. A água está sempre presente no ar ao nosso redor, mesmo quando o céu parece limpo. A água está lá na forma de vapor invisível. Quando uma nuvem se forma, é como se água tivesse perdido sua invisibilidade.
Quando o ar está saturado com vapor de água, a água pode se condensar ao redor de pequenas partículas como as de poeira ou sal. Ao se aglutinarem em um grupo grande, as gotas de água -cada qual com uma poeirinha dentro delas- formam uma nuvem visível.
Névoa é diferente. Ela é mais comum no verão, ou quando o ar está muito quente ou há pouco vapor para formar nuvens. Então, quando não há vento, as partículas de ar que seriam levadas para cima para se transformar em nuvens, acabam formando um névoa poeirenta. No ar poluído que circula sobre as grandes cidades, uma camada de fumaça pode se formar.
Smog é uma forma de poluição criada pelo homem, com carros, indústrias etc. O azulado das montanhas é uma espécie de ``poluição natural", formada por plantas, durante dias quentes e sem vento.
Como? Imagine uma montanha alta coberta por árvores verdes, em um dia de calor, sem muita brisa para empurrar a névoa. Uma resina gosmenta é liberada pelas árvores. Na resina há uma substância usada para fazer tinta. Essa substância é carregada pelo ar em minúsculas gotas de óleo. Daí, as gotas de óleo encontram a camada de ozônio -um tipo de oxigênio que tem três moléculas em vez de duas.
O ozônio e a substância resinosa reagem no ar formando uma névoa ao redor do topo da montanha que reflete luz azul. À distância, a névoa azul parece espessa como a fumaça de Los Angeles. De perto, as partículas estão tão dispersas que a névoa dificilmente pode ser vista.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD: se você quer mandar perguntas para Kathy Wollard, escreva para: How Come? P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. -10163. As perguntas devem enviadas em inglês.

Texto Anterior: NADANDO COM O INIMIGO
Próximo Texto: O QUE É A PESTE NEGRA?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.