São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995 |
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Método de trabalho identifica-se com idéias
INÁCIO ARAUJO
Séries: Rohmer já filmou três séries: ``Contos Morais", ``Comédias e Provérbios" e ``Contos das Quatro Estações". As séries criam um quadro de referência fixo tanto para o autor como para o espectador, que sabe, em linhas gerais, o tipo de espetáculo que verá no próximo filme. Contos: A idéia é utilizar pequenas histórias, como a dos contos, em lugar de narrativas romanescas, que em geral caracterizam a produção cinematográfica. Realismo: Em "Conto de Primavera, uma personagem feminina era pianista; outra, estudante de filosofia. Rohmer optou por uma filósofa e uma pianista para os papéis, em vez de atrizes, para não comprometer o realismo. Economia: Rohmer filma em tempos longos, detém-se na exposição dos problemas dos personagens, mas não usa tempos mortos. Também evita trajetos e movimentos sem significação para o conjunto do filme. Elipse: Raramente suprime tempos. Quando isso ocorre, são largos períodos (cinco anos, por exemplo, em `Conto de Inverno'). Filmagem na rua: Não esconde a câmera, mas usa um aparato discreto. Não se importa que um passante olhe para a objetiva. Movimentos de câmera: poucos e discretos. A idéia é não permitir que se note o trabalho de direção. Cinema prosaico: Personagens descritos do exterior, por sua aparência, pelos gestos, pelos trajes. Efeitos: Nunca procura impressionar o espectador. Cinema falado: As pessoas conversam longamente; ao conversar, não fingem fazer outras coisas: apenas conversam. Música: Considerada uma convenção herdada do cinema mudo. Só admite música ambiente, com raras exceções. Equipe: Pequena, de três a cinco pessoas, nos últimos anos. O diretor quer limitar seus custos e, assim, manter a independência (ver "sucesso). Sucesso: Quando "As Noites de Lua Cheia e "O Raio Verde obtiveram grande êxito, optou por filmes menos populares. A idéia é não se tornar refém do sucesso. Moral: No sentido clássico francês, mas vista em momento de ruptura das regras e busca individual do comportamento "certo. Escolha: Todo homem diz "sim ou "não a certas coisas e assume a responsabilidade pelos seus atos. Graça: O dom que Deus faz a algumas pessoas. O dom pode, ou não, tocar um personagem. (IA) Texto Anterior: Cinemateca desvenda o mistério Rohmer Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch Índice |
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