São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Método de trabalho identifica-se com idéias

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Abaixo, algumas características da estética de Eric Rohmer, que permitem ao espectador familiarizar-se com suas idéias, métodos e o resultado final de seus filmes.

Séries: Rohmer já filmou três séries: ``Contos Morais", ``Comédias e Provérbios" e ``Contos das Quatro Estações". As séries criam um quadro de referência fixo tanto para o autor como para o espectador, que sabe, em linhas gerais, o tipo de espetáculo que verá no próximo filme.
Contos: A idéia é utilizar pequenas histórias, como a dos contos, em lugar de narrativas romanescas, que em geral caracterizam a produção cinematográfica.
Realismo: Em "Conto de Primavera, uma personagem feminina era pianista; outra, estudante de filosofia. Rohmer optou por uma filósofa e uma pianista para os papéis, em vez de atrizes, para não comprometer o realismo.
Economia: Rohmer filma em tempos longos, detém-se na exposição dos problemas dos personagens, mas não usa tempos mortos. Também evita trajetos e movimentos sem significação para o conjunto do filme.
Elipse: Raramente suprime tempos. Quando isso ocorre, são largos períodos (cinco anos, por exemplo, em `Conto de Inverno').
Filmagem na rua: Não esconde a câmera, mas usa um aparato discreto. Não se importa que um passante olhe para a objetiva.
Movimentos de câmera: poucos e discretos. A idéia é não permitir que se note o trabalho de direção.
Cinema prosaico: Personagens descritos do exterior, por sua aparência, pelos gestos, pelos trajes.
Efeitos: Nunca procura impressionar o espectador.
Cinema falado: As pessoas conversam longamente; ao conversar, não fingem fazer outras coisas: apenas conversam.
Música: Considerada uma convenção herdada do cinema mudo. Só admite música ambiente, com raras exceções.
Equipe: Pequena, de três a cinco pessoas, nos últimos anos. O diretor quer limitar seus custos e, assim, manter a independência (ver "sucesso).
Sucesso: Quando "As Noites de Lua Cheia e "O Raio Verde obtiveram grande êxito, optou por filmes menos populares. A idéia é não se tornar refém do sucesso.
Moral: No sentido clássico francês, mas vista em momento de ruptura das regras e busca individual do comportamento "certo.
Escolha: Todo homem diz "sim ou "não a certas coisas e assume a responsabilidade pelos seus atos.
Graça: O dom que Deus faz a algumas pessoas. O dom pode, ou não, tocar um personagem.
(IA)

Texto Anterior: Cinemateca desvenda o mistério Rohmer
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.