São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasília tem recorde de assaltos a bancos

ALEXANDRE SECCO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Brasília teve nove bancos assaltados este ano, número recorde. Em 92, 93 e 94 a média foi de um banco assaltado por ano. Dos seis bancos que revelaram o valor roubado os bandidos levaram R$ 101.711,00.
A maioria dos assaltos (seis) foi nas cidades-satélites, na periferia de Brasília. Outros três foram no Plano Piloto -a região central, onde fica o Congresso Nacional.
Ninguém morreu ou foi sequestrado e nenhum tiro foi disparado nos assaltos deste ano. O máximo que os ladrões levaram em um assalto foi R$ 30 mil.
Agora a capital federal está sendo obrigada a conviver com um problema que praticamente não existia. Polícia, banqueiros e bancários não sabem o que fazer e, por enquanto, empurram as responsabilidades uns para os outros, para o governo e para a ``crise".
O Sindicato dos Bancários do Distrito Federal afirma que os banqueiros estão demitindo os seguranças para conter custos. ``As agências têm cada vez menos vigilantes", diz o diretor administrativo do sindicato, Jaci Afonso.
Segundo Luiz Roberto Caires, presidente da Asban (Associação dos Bancos no Distrito Federal), os bancos estão demitindo pessoal de forma generalizada.
Já para a polícia o problema é o despreparo dos vigilantes e a falta de uma estrutura de cidade grande para enfrentar um problema típico de metrópoles.
A polícia está preparando dossiês sobre o perfil e o modo de agir dos bandidos. Outra alternativa encontrada foi a criação de uma telefone exclusivo para informações de assaltos em bancos.

Texto Anterior: São Paulo registra 64 homicídios em 4 dias
Próximo Texto: Carvalho Pinto entra em colapso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.