São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Semab aplica 233 multas em duas semanas

DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 21/06/95
Título de reportagem publicada à pág. 3-9 da edição de ontem do caderno São Paulo está incorreto. Foram 238, e não 233, as multas aplicadas pela Semab (Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo) no período entre os dias 5 e 18 de junho.
A Secretaria Municipal do Abastecimento de São Paulo inspecionou entre os dias 5 e 18 de junho 1.016 estabelecimentos entre bares, restaurantes, padarias e supermercados - 43 deles (4,2%) foram interditados e 233 (22,9%) foram considerados bons.
Os fiscais da Semab deram prioridade à fiscalização de supermercados.
Nestes 14 dias, foram multados 16 supermercados entre eles os hipermercados Carrefour de Interlagos (zona sul), rodovia Raposo Tavares (zona oeste) e Vila Guilherme (zona norte) e o Eldorado do Center Norte (zona norte).
No Carrefour Interlagos, foram condenados 11 kg de frango, 3 kg de peixe e 10 kg de filé de peito.
Segundo a direção do hipermercado, houve um problema no termostato da câmara de refrigeração destes produtos. Isso fez com que ficassem algum tempo descongelados e os fiscais levantaram a hipótese de que não pudessem mais voltar a congelar.
Nos demais Carrefour, foi detectada falta de higiene em equipamentos. Sua assessoria de imprensa negou qualquer possibilidade de falta de higiene e informou que o hipermercado deve recorrer das multas.
O Eldorado informou que as multas que recebeu por má condição de higiene e prática inadequada de alimentos referiam-se à maçaneta externa da câmara frigorífica considerada suja e à colocação de caixas de peixes na câmara frigorífica sobre suportes de madeira em vez de prateleiras.
Segundo o diretor da Divisão de Inspeção Municipal de Alimentos, Luiz Colombo, a escolha dos supermercados se deve à denúncias. ``Normalmente fiscalizamos mais bares e padarias", disse.
A Semab multou 238 estabelecimentos - 23,4% do total de fiscalizados - e 428 (42%) foram intimados a realizar melhorias.
As demais vistorias são feitas para desinterdições e verificação do cumprimento das intimações.
O Pizza Hut teve uma unidade multada em Santana (zona norte) por falta de higiene e outra, na Mooca (zona leste), considerada boa. A direção da empresa nega qualquer falta de higiene.

Texto Anterior: CET fecha mais uma pista da Prestes Maia
Próximo Texto: Alimentação infectou bebês da Unicamp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.