São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente da UNE é eleito e ataca governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em seu primeiro dia como novo presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), o baiano Orlando Silva Junior, 24, centrou fogo no ministro do Planejamento, José Serra.
``Ele retrocedeu, mudou para pior", disse Silva. Serra foi presidente da UNE entre 1963 e 1964, quando o prédio da UNE foi invadido e incendiado pelos militares.
``Hoje Serra compactua com os interesses dos que queimaram a UNE", criticou Silva, analisando as posições do ministro em relação à reforma constitucional.
Filiado ao PC do B como o antecessor, Fernando Gusmão, o novo presidente da UNE também criticou o presidente Fernando Henrique. ``A marca dele tem sido o autoritarismo, combatendo greves com o Exército na rua", disse.
Na quinta-feira passada, os estudantes já tinham definido o presidente Fernando Henrique Cardoso como o ``inimigo número um".
A UNE pretende fazer hoje à tarde no Congresso Nacional um ato contra a quebra do monopólio estatal do petróleo, votada hoje em segundo turno na Câmara. Para o dia do estudante, em 11 de agosto, planeja uma paralisação nacional.
Silva Junior, estudante de direito da Universidade Católica de Salvador e filiado ao PC do B desde 1990, derrotou sete adversários na eleição para presidente da entidade, no domingo à noite.

Texto Anterior: Hospital de Ribeirão inaugura novas alas
Próximo Texto: Feira mostra equipamentos antipoluentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.