São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rios 'morrem' devido à poluição na Paraíba

DA AGÊNCIA FOLHA

Os 17 rios que cortam João Pessoa, capital da Paraíba, estão poluídos com esgotos residenciais, hospitalares e industriais.
A constatação aparece em levantamento do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O trabalho se iniciou no ano passado e ainda não foi concluído.
Segundo o superintendente do Ibama na Paraíba, José Ernesto Souto, rios como Jaguaribe, Gramame e Mamuaba (que abastecem a população), Sanhauá e Timbó, estariam ``morrendo" devido ao alto grau de poluição. Os demais rios já estariam ``mortos".
A morte de um rio ocorre quando a água atinge grau zero de oxigênio, o que não permite a existência de animais ou plantas.
O rio Paraíba, o maior do Estado, apresenta altos índices de poluição na altura do município de Santa Rita (12 km a oeste de João Pessoa).
Souto disse que o Ibama está produzindo filhotes de peixe da espécie carpa-capim para combater a poluição nos rios.
Segundo ele, a carpa-capim se alimenta dos detritos que causam a poluição.

Texto Anterior: Operação retira bares de praias de São Luís
Próximo Texto: Aposentado rasga bilhete da Sena e vai à Justiça para receber prêmio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.