São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música brasileira vai aos festivais de jazz

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A música popular brasileira volta a ganhar destaque nos festivais internacionais de jazz. Grandes nomes da MPB estarão presentes em conceituados eventos que acontecem a partir desta semana nos EUA, na Europa e no Caribe (leia quadro ao lado).
Nesta sexta-feira, em Nova York, começa mais uma edição do JVC Jazz Festival, o principal evento do gênero nos EUA.
Acompanhado por músicos brasileiros, o saxofonista Joe Henderson revisita o ``songbook" de Tom Jobim, no palco do Carnegie Hall.
A presença brasileira continua no dia 28, no mesmo Carnegie Hall, quando a cantora Gal Costa e o cantor e compositor João Bosco dividem a noite intitulada ``Mina D'Água do Meu Canto - A Brazilian Festival".
Menos nostálgico do que em edições anteriores, o festival nova-iorquino surpreende em 95 com um show gratuito, no Bryant Park (domingo), voltado para o jazz-rap e o pop.
No programa, aparecem as bandas Groove Colective, Ohio Players e Repercussions.
Mas o jazz ``mainstream" segue dando a tônica do evento. Veteranos como os cantores Mel Tormé e Peggy Lee (neste sábado), ou o saxofonista Illinois Jacquet (no dia 28), alternam-se a revelações mais recentes, como os pianistas Marcus Roberts (dia 29) e Cyrus Chestnut (dia 30).

Europa
Outros cinco festivais de jazz com a marca JVC acontecem no continente europeu. O primeiro é o Halle That Jazz, em Paris, que começa no dia 28 com o saxofonista Steve Lacy e o pianista Michel Petrucciani. Os shows acontecem à tarde, ao ar livre.
A Itália sedia dois festivais JVC, ambos em julho. Estreando este ano, o Newport Jazz de Turim promete 18 shows, divididos em seis noites.
Uma delas é mezzo-jazz mezzo-brasileira: reúne a cantora Marisa Monte, Joe Henderson e o quarteto vocal Manhattan Transfer (no dia 6).
Mais compacto, o JVC Newport Jazz de Roma dura apenas três dias. Destaca George Benson (dia 4), B.B. King (dia 5) e o Newport Jazz Festival on Tour, seleção de feras que inclui Jon Faddis, Clark Terry, Urbie Green e Lew Tabackin (dia 6).
Eclético como seus similares, o JVC Jazz Parade mistura, em Londres, o ``acid jazz" da banda Incognito (dia 10) com a Lincoln Center Jazz Orchestra de Wynton Marsalis (dia 14) e o blues de B.B. King (dia 15).
Apesar de ser realizado durante apenas três dias, o JVC North Sea Jazz Festival (em Den Haag, na Holanda) disputa com o Montreux Jazz Festival (na Suíça) o status de maior evento do gênero na Europa.
Centenas de músicos dos mais variados estilos revezam-se durante as tardes e as noites, nos 13 palcos do Centro do Congresso.
Uma verdadeira maratona musical, que este ano destaca Guru, Van Morrison e o Kronos Quartet, além de dezenas de outros jazzistas.

Aruba
Original por sua combinação de jazz, rhythm & blues e música latina, o festival da simpática ilha caribenha de Aruba chega à oitava edição com algumas mudanças.
Rebatizado de Aruba Jazz & Ritmo Festival, o evento passa a acontecer em julho.
O número de atrações foi reduzido, mas os shows continuarão ao ar livre e divididos em dois finais de semana.
Na certa, o mais quente será o último fim-de-semana. Além da cantora norte-americana Roberta Flack e do flautista porto-riquenho Nestor Torres, que se apresentam no sábado, dia 15, o pop baiano de Daniela Mercury garante a festa no dia 14.

Texto Anterior: Debate entre poeta e físico discute o acaso
Próximo Texto: `Conto de Inverno' abre ciclo Rohmer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.