São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bósnios retêm 568 militares

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Bósnios retêm 568 militares
O Exército bósnio bloqueou 568 soldados da ONU em Visoko, 30 km a noroeste de Sarajevo. Porta-voz da ONU em Zagreb informou que os soldados não foram feitos reféns, mas não podem se locomover.
Entre os soldados estão 560 canadenses das forças de paz e 8 observadores cuja nacionalidade é desconhecida.
A Otan informou à ONU que suas tropas podem voltar a bombardear alvos estratégicos na Bósnia. Foram ataques da Otan que fizeram os sérvios capturar reféns militares a serviço da ONU, usados como escudos humanos.
O secretário-geral da Otan, Willy Claes, disse ser contrário à retirada dos soldados da ONU da região: ``São a única garantia contra o alastramento da guerra".
Os bósnios perderam ontem o domínio militar que vinham mantendo nos últimos dias. Os sérvios retomaram o controle da estrada que liga Pale ("capital" dos sérvios da Bósnia) a Sarajevo.
Vários mísseis atingiram Sarajevo. A cidade ficou em alerta geral. Pela manhã, houve novos bombardeios sobre Pale, sem vítimas.
O Conselho de Segurança da ONU pediu novamente aos sérvios que suspendam o bloqueio contra Sarajevo, que impede o abastecimento da cidade.

Texto Anterior: ONU perde controle de armas
Próximo Texto: Guerrilheiros tchetchenos saem de hospital russo e fogem com reféns
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.