São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU perde controle de armas

ROGÉRIO SIMÕES
DO ENVIADO ESPECIAL A ZAGREB

A crise dos reféns na Bósnia fez com que a ONU retirasse a maioria de suas tropas dos pontos de coletas de armamentos e postos de observação em torno de Sarajevo.
Segundo o comando das forças de paz em Zagreb, a medida foi tomada porque a segurança dos seus homens foi comprometida depois que muitos deles foram tomados como reféns pelos sérvios.
O enviado especial das Nações Unidas à ex-Iugoslávia, Yasushi Akashi, disse ontem que não há previsão sobre quando o trabalho poderá ser retomado no território ocupado pelas forças sérvias da Bósnia. Na prática, isso significa que não há mais controle sobre armas sérvias.
"Isso depende da situação. Por enquanto, nós precisamos tomar algumas medidas de precaução", afirmou. "Mas nós continuamos a fazer o nosso trabalho".
O porta-voz da ONU em Zagreb, Christopher Gunness, disse que, com a decisão, as forças de paz não têm mais como controlar o uso de armamentos pesados nas áreas em que eles são proibidos.
"A coleta de armamentos era parte do nosso mandato e vinha sendo uma forma eficiente de reduzir o número de vítimas em Sarajevo. Infelizmente, nós fomos forçados pelos sérvios a abandonar este compromisso".
(RS)

Texto Anterior: Tomada de reféns foi surpresa, diz canadense
Próximo Texto: Bósnios retêm 568 militares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.