São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995 |
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Saiba escolher oficina mecânica
MARCELO TADEU LIA
A manutenção preventiva ainda é a melhor forma de evitar futuras dores de cabeça. Quando surgir qualquer problema no carro, leve-o a um mecânico de confiança. Fique atento aos preços cobrados pela mão-de-obra e peças de reposição. Exija declaração por escrito, especificando o serviço executado (veja quadro abaixo). Dê preferência às oficinas especializadas (em freios, câmbio e retífica, por exemplo) ou autorizadas (de marcas ou autopeças). Elas têm mecânicos treinados para executar serviços específicos. ``Há oficinas que não possuem peças para reposição ou que o mecânico não sabe fazer determinado trabalho. Nas especializadas, isso raramente ocorre", diz Hans Havache, professor de mecânica. A oficina deve possuir equipamentos básicos para análises no motor, como voltímetro (mede voltagem), analisador de gases (verifica a emissão de gases pelo escapamento), vacuômetro (pressão) e tacômetro (mede a rotação do motor). Equipamentos eletrônicos modernos, capazes de rastrear panes com maior rapidez -scan tool-, existem nas melhores oficinas. Desconfie se o mecânico, na base do ``olhômetro", localizar rapidamente um defeito. A manutenção da injeção eletrônica -que controla a entrada de combustível no motor- e freio ABS -antitravamento- deve ser feita em oficinas especializadas. ``Só aparelhos computadorizados conseguem detectar falhas em sistemas eletrônicos", diz Antonio Geovani, do Centro Automobilístico Ayrton Senna. Os valores cobrados pela mão-de-obra variam em cada oficina. Nas independentes, a mão-de-obra custa a partir de R$ 25. Nas concessionárias, o preço médio é de R$ 50. Texto Anterior: Volvo realiza 9º concurso no Trânsito; Fiat e Rover fazem reciclagem mútua; O NÚMERO; Revenda faz revisão com hora marcada; Cresce em 60 % venda de blindados; Toyota promove concurso de técnicos Próximo Texto: Procon abriu 22 processos Índice |
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