São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço de autopeça varia até 513%

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Autopeças da mesma marca e modelo são vendidas em concessionárias e lojas especializadas com diferenças de preço que atingem até 513%, segundo pesquisa realizada pela Folha durante a semana passada.
A maior variação encontrada foi a do espelho externo esquerdo do Escort Hobby 93, fabricado pela Metagal.
Na Autopeças Sorocaba, a peça foi encontrada por R$ 21, enquanto na revenda Santo Amaro (Ford), era vendida por R$ 128,93.
A diferença exorbitante no preço dos componentes também ocorre entre as próprias concessionárias e lojas de autopeças.
É o que acontece com o jogo de pastilhas para o freio.
Para um ```popular" Corsa Wind (GM), o conjunto estava custando R$ 25,00 na revenda autorizada Itororó, enquanto na Pompéia era vendida por R$ 75,22 -diferença superior a 200%.
O jogo de pastilhas de freio para outro ``popular", o Mille Electronic (Fiat), também apresenta variação de preço acentuada.
Custava R$ 15,80 na loja Super Dom e R$ 55,38 na revenda autorizada Fiat Metropolitana. A variação chega a 250%.
Outro item que apresentou grande variação foi a correia dentada para o Gol 1.000 (VW).
Na revenda autorizada Sorana, a peça custava R$ 6,09. Em outra concessionária da marca, a Primo Rossi, foi encontrada por R$ 22,00: 261% a mais.
Marco Antonio Toledo, 34, proprietário da Autopeças Sorocaba, afirma que faz uma ampla pesquisa antes da compra.
``Desde que a peça seja original, não importa o local onde foi comprada", afirma.
Ele comenta que, muitas vezes, a fábrica aumenta seus preços e o atacadista mantém os valores antigos por um período.
Segundo Toledo, ultimamente a loja está adiando a compra de autopeças, na tentativa de pressionar o fabricante a baixar preços.
``Assim, eu consigo vender mais barato e em maior quantidade", diz Toledo.
Para Sergio Albano, 66, secretário-geral do Sincopeças (sindicato estadual dos comerciantes varejistas de autopeças), a diferença de preços entre as lojas pode depender do potencial de compra de cada uma.
Albano diz que lojas como Koga Koga e Voli compram grandes quantidades de componentes diretamente do fabricante para vendê-los com menores margens de lucro e maior rapidez.
``Nas lojas pequenas, o estoque de mercadorias demora mais para girar", avalia Albano.
``Os lojistas, muitas vezes, são obrigados a comprar componentes do atacadista, que já colocou no preço sua margem de lucro", diz.
Nelson Higino, 43, vice-presidente do Sindipeças (sindicato nacional dos fabricantes de autopeças) diz que, quando as peças são originais, os preços deveriam ser parecidos.
``É possível que as margens de lucro da montadora e das concessionárias sejam maiores, mas a diferença verificada nos preços não se justifica."
Higino esclarece que a margem de lucro do fabricante depende do tipo de produto que fabrica.
Peças de alto giro -como pastilhas de freio para modelos Uno ou Gol- têm margens de lucro menores.
Já para os itens de baixo giro, como lanterna para o Omega, as margens de lucro são maiores.

Texto Anterior: Mecânicos de SP importam tecnologia
Próximo Texto: Componentes terão selo de qualidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.