São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Japão ainda negociam

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Japão e EUA tiveram ontem o último dia de negociação em Genebra (Suíça), sobre a questão da abertura do mercado japonês aos automóveis norte-americanos.
As negociações de ontem duraram o dia todo. Até às 19h30, os representantes dos dois países não tinham chegado a nenhum acordo.
Os EUA reivindicam, principalmente, abertura de mais concessionárias no Japão.
Anteontem, cerca de 100 economistas norte-americanos enviaram carta ao presidente Bill Clinton ontem protestando contra a ameaça de sanção dos EUA contra a indústria automobilística japonesa.
Na carta, os economistas afirmam que as sanções unilaterais ferem as novas regras da OMC (Organização Mundial de Comércio).
Diante da negativa do Japão em abrir as portas de seu mercado, os EUA têm ameaçado aplicar sanções contra os produtos japoneses no país.
Se não houver conciliação, a partir do dia 28 (quarta-feira), será imposta tarifa de 100% sobre 13 carros de luxo japoneses vendidos nos EUA.

Texto Anterior: Tumultos na Argentina deixam 30 feridos
Próximo Texto: Preços têm queda de 0,63% em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.