São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prêmio Illycaffè fecha inscrições em setembro

DA REPORTAGEM LOCAL

A entrega das amostras dos grãos de café e das fichas de inscrição para o 5º Prêmio Brasil de Qualidade para Café ``Espresso" acontece entre 1º e 21 de setembro próximo.
O concurso é promovido pela empresa italiana Illycaffè. Destina-se aos produtores da espécie arábica, do tipo 3 para melhor (com no máximo 12 defeitos) e preparado por via seca (o chamado café de terreiro).
Devido às perdas com geadas e secas na última safra, a quantidade mínima de amostras que deve ser apresentada foi reduzida de 285 para 145 sacas.
Os dez primeiros colocados dividirão um prêmio de US$ 73 mil, sendo US$ 30 mil para o vencedor. Os 50 finalistas terão parte da safra adquirida pela Illycaffè.
``O concurso foi criado para incentivar o cafeicultor brasileiro a melhorar a qualidade do produto", diz Aldir Teixeira, consultor da Illycafè.
Ele afirma que a empresa importa café do Brasil desde 1933, mas nos últimos anos estava com dificuldade para encontrar grãos de boa qualidade.
``Os produtores cuidam muito bem da planta, mas relaxam na colheita, secagem e armazenagem, comprometendo o sabor, o rendimento, a aparência e aumentando o número de defeitos do produto".
Segundo ele, desde que o prêmio foi instituído, há cinco anos, a compra de café brasileiro pela Illycaffè subiu de 40% para até 65% do total que ela consome.
Isso equivale a cerca de 90 mil sacas por ano, volume que é vendido em 30 países.

5º PRÊMIO BRASIL DE QUALIDADE PARA CAFÉ `ESPRESSO'. Informações pelo tel. (011) 536-9266.

Texto Anterior: Estado vai privatizar venda de semente
Próximo Texto: Sociedade Rural propõe isenção do ICMS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.