São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade tem rádio para educação especial

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das áreas mais carentes do ensino brasileiro, a educação especial -que lida com estudantes portadores de deficiências- é tema, desde 1º de abril, de um programa em uma rádio comunitária.
Rádios comunitárias -também chamadas de rádios livres- são veículos de comunicação, em geral sem fins lucrativos, que tratam de temas mais específicos das regiões atingidas por suas ondas (leia a Tese da Semana abaixo).
``Educação Especial: Perguntas e Repostas" está indo ao ar às segundas-feiras, das 11h às 12h, pela Rádio Momento FM (101,3 Mhz). Chega, em São Paulo, aos bairros Vila Maria, Vila Guilherme, Pari, Belenzinho, parte do Tatuapé e do parque Novo Mundo (regiões norte e leste da cidade).
O jornalista responsável pela rádio, Oliveira Lara, 41, calcula que moram na região atingida pelo seu pequeno transmissor de 50 watts entre 300 mil e 400 mil pessoas. Uma rádio FM como a Transamérica, por exemplo, tem um transmissor de 150 mil watts.
Nesse esquema de baixo investimento, ``Educação Especial" está cumprindo um papel que o Estado não tem sido capaz de desempenhar: dar informações úteis para quem tem em casa uma criança portadora de alguma deficiência.
``Comecei fazendo um único programa, em 1º de abril, e houve tanta repercussão que decidimos dar continuidade", conta a organizadora e locutora do programa, Maria Valéria Damas, 35, que não recebe nada pelo seu trabalho.
Ontem Valéria entrevistou Magali Picchi, 45, técnica do Serviço de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação.
Dez pessoas telefonaram para o programa (duas, de ``orelhão"), com perguntas sobre onde encontrar serviços na rede estadual e críticas às falhas no atendimento público -desde a falta desses serviços até a inadequação arquitetônica das construções escolares.
Doutoranda da Faculdade de Educação da USP -com um trabalho sobre terapia com música para crianças autistas (6.000 ao todo na cidade de São Paulo)-, Valéria está agora buscando patrocinadores para uma publicação mensal dos textos de seu programa.

RÁDIO MOMENTO - (011) 955-6277

Texto Anterior: Granizo provoca calamidade no PR
Próximo Texto: Estado tem poucas classes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.