São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiesp apura queda do nível de emprego

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a demissão de 949 empregados de 12 a 17 de junho, o emprego na indústria paulista caiu pela sétima semana consecutiva, segundo a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo).
O nível de emprego na segunda semana de junho teve queda de 0,04% em relação à semana anterior. No mês de junho já foram demitidos 3.840 trabalhadores, significando um declínio de 0,16%.
Horacio Lafer Piva, diretor titular do Departamento de Pesquisas da Fiesp, disse que ``infelizmente" não há razão aparente para a indústria admitir mão-de-obra.
``Vamos ter menos vendas neste segundo semestre, até mesmo uma pequena recessão, para que o crescimento da economia fique em torno de 5%, conforme desejo do governo", afirmou.
No ano, a taxa, ainda positiva, ficou em 1,15%, correspondendo à admissão de 26.557 empregados. Nos últimos 12 meses, o nível de emprego mostra expansão de 2,63%. A pesquisa semanal da Fiesp é realizada junto a 46 sindicatos patronais.
A pesquisa de emprego e desemprego na Grande São Paulo, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese, mostra resultados contrários aos números da Fiesp.
Segundo a pesquisa, o nível de ocupação cresceu 0,5%, com a criação de 33 mil postos de trabalho, e a taxa de desemprego total manteve-se estável em 13,4%.
A diferença nos resultados é atribuída pelos técnicos da Seade à diferença de metodologia usada nas duas pesquisas.
A Seade entrevista 3.000 domicílios da Grande São Paulo. A Fiesp compara o número de admissões com as demissões em ramos da indústria.

Texto Anterior: Salário sobe e IR muda
Próximo Texto: EUA podem aplicar sanções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.