São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como é a eleição dos conservadores

DA "REUTER"

Para se manter na liderança do partido, John Major precisa mais do que uma maioria simples (ter mais votos que os concorrentes).
A escolha acontece em 4 de julho, e as candidaturas podem ser registradas até 29 de junho, às 11h locais.
O candidato a líder do Partido Conservador precisa de pelo menos 50% dos votos dos conservadores com cadeira no Parlamento -hoje são 329- e 15% de vantagem sobre o segundo colocado.
Foi por causa dessa regra que a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher perdeu a liderança do partido. Ela teve 52 votos a mais que a metade, mas faltaram 4 votos para alcançar os 15%.
Líderes do Partido Conservador avaliam que, se 100 dos 329 deputados votarem contra Major (ou se abstiverem), o premiê enfrentará sérias dificuldades para reconquistar a liderança.
Caso nenhum candidato consiga a liderança nessa votação, haverá um segundo turno em 11 de julho.
Essa hipótese exige a criação de rápidas alianças internas, uma vez que o prazo para inscrição de novas candidaturas é 6 de julho, apenas dois dias depois da primeira votação.
No segundo turno, basta a maioria absoluta para que novo líder seja eleito -isto é, não é necessária a margem de 15%.
No caso de Thatcher, em 1990, ela foi pressionada pelo gabinete a deixar o cargo de primeira-ministra entre as duas votações e, portanto, não chegou a disputar o segundo turno.
Caso nenhum candidato tenha maioria simples no segundo turno, valem as regras ``clássicas": os dois candidatos com mais votos disputam uma nova votação, em 13 de julho. Torna-se líder quem tiver mais votos.
As minuciosas regras do Partido Conservador prevêem, entretanto, a possibilidade de um quarto turno: em caso de empate, os dois candidatos voltam a se enfrentar em 19 de julho.

Texto Anterior: Ministro renuncia e desafia Major
Próximo Texto: Premiê canta vitória em Cannes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.