São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuide dos detalhes e valorize seu carro usado

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Alguns cuidados simples com o carro usado são suficientes para valorizá-lo na hora da venda.
Um veículo com aparência bem-cuidada é mais fácil de ser vendido. Os cuidados também ajudam na obtenção de bom preço, às vezes acima dos praticados pelo mercado.
Segundo João Carlos Vurraro, 28, proprietário da oficina House Car, uma limpeza geral em estabelecimentos especializados deixa o carro com aspecto de novo.
``Não importa o ano de fabricação, o carro sai com cara de mais jovem", afirma.
Ele recomenda a limpeza, principalmente interna, tanto para quem vende quanto para quem compra um carro usado. ``Isso vai torná-lo mais agradável e higiênico", diz.
O serviço completo, com lavagem do motor, limpeza interna e externa, mais polimento, custa, em média, R$ 80.
Quem prefere fazer a limpeza em casa precisa ter alguns cuidados. A lavagem externa deve ser feita na sombra e com xampu especial. Sabão em pó e querosene podem manchar a pintura.
Espere o motor esfriar e faça a limpeza com água quente. Isso facilita a remoção de graxa e de poeira.
Faça um polimento para eliminar a camada de pintura queimada e eventuais riscos. O enceramento proporciona um brilho especial à lataria.
Rodas e pneus malcuidados também prejudicam a aparência do veículo. As rodas podem receber tinta nova ou novas calotas.
Para os pneus, existem vários produtos que restauram e não deixam que a sujeira e a poeira grudem na borracha. Pneus gastos desvalorizam o carro.
Retire os bancos do carro, aspire e limpe o carpete, laterais e teto. É fácil encontrar em supermercados produtos que tiram manchas de carpetes e estofados.
Aproveite e faça uma limpeza no porta-malas e na área envidraçada. Use produtos específicos para limpar vidros ou um pano umedecido com álcool.
Limpeza em detalhes -como pedais, alavanca de câmbio, partes cromadas e volantes- também dá um toque de capricho no carro.
Para finalizar a faxina, passe silicone nas partes plásticas e perfume -com sachês- o interior do veículo.
Para Carlos Kutscka, 41, diretor da oficina Viva (Vistoria e Inspeção de Veículos Automotores), é importante que o vendedor tenha cuidados com os itens de sinalização e iluminação.
Kutscka explica que uma simples lâmpada ou fusível queimado pode significar desleixo do antigo proprietário.
Ele aconselha a checar faróis, lanternas, luz de pisca e iluminação de painel. ``A manutenção é muito barata e fácil de ser feita."
Outro ponto importante, segundo Kutscka, é verificar o sistema de escapamento. Ele esclarece que a troca de uma simples borracha pode eliminar ruídos indesejáveis. ``Carro barulhento afasta o comprador", alerta.
Ele recomenda ainda uma regulagem no motor para deixar a marcha lenta ajustada.
Para Kutscka, checar os freios e a suspensão e fazer os reparos necessários em seus componentes são ``deveres de consciência do vendedor."
Certifique-se também de que os equipamentos obrigatórios (estepe, cinto de segurança, extintor de incêndio e buzina) estão em bom estado.

Texto Anterior: IMPORTAÇÃO REQUER CUIDADOS
Próximo Texto: Dono faz pequenos reparos no veículo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.