São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 1995
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Promoção por telefone é alvo de reclamação

DA REPORTAGEM LOCAL

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) encaminhou ao Procon notificação sobre supostos danos que promoções como o ``Alô Corinthians", encartadas em jornais e revistas, estariam causando a consumidores.
O leitor recebe gratuitamente um cupom com uma senha e liga para a promoção. É atendido por uma central de computador e precisa discar a senha para saber se ganhou algum prêmio. Cada minuto da ligação custa R$ 3,95.
Segundo o Idec, a promoção fere o Código de Defesa do Consumidor. Um dos problemas seria a demora para completar a ligação.
Cláudio Dudus, diretor da MCM Promoções, empresa responsável pelo ``Alô Corinthians", diz que, após ser atendido, o consumidor só começa a pagar a ligação depois de confirmar que vai mesmo participar da promoção.
O procedimento dura 18 segundos, que ficam por conta da MCM e da Telesp, segundo Dudus.
``Depois de digitar a senha e confirmar se o número está correto, a pessoa fica sabendo se ganhou. Isso dura 40 segundos", diz. Segundo ele, se o tempo supera um minuto, a ligação é cortada.
A assessoria do Procon diz que, embora o órgão tenha recebido várias queixas sobre a promoção, a empresa tem se mostrado disposta a resolvê-las e costuma devolver o dinheiro de cobranças indevidas.

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