São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Draft tenta manter equilíbrio na competição

DA REPORTAGEM LOCAL

O objetivo do draft da NBA é favorecer as piores equipes da temporada anterior na escolha dos melhores jogadores universitários dos EUA.
A entidade tenta manter o equilíbrio na competição.
Além de definir os times nos quais atuarão os melhores universitários, o draft é ``dirigido" por um sorteio que tenta favorecer as equipes com as piores campanhas no campeonato que terminou.
O ideal, no draft, é que a pior equipe escolha o melhor jogador.
O sorteio reuniu 13 times: os 11 piores da temporada regular, que não foram aos playoffs, e os 2 novos times, ambos do Canadá.
O LA Clippers, dono da pior campanha no último torneio, entrou no sorteio com 13 ``bolas", o segundo pior time, com 12 e assim sucessivamente.
Com isso, o LA Clippers teria no sorteio mais chances de ser o primeiro a escolher.
As 16 equipes restantes, que foram à fase final na última temporada, não participaram de nenhum sorteio. Elas foram relacionadas em sequência, na ordem inversa de suas classificações na temporada classificatória.
Em algumas posições ocorreram mudanças porque os times haviam feito acordos.
A tentativa de manter o equilíbrio funciona. Em 91, o Orlando teve uma das piores campanhas e foi o primeiro time a escolher.
Contratou Shaquille O'Neal, que atuava na Universidade de Louisiana, e, na última temporada, disputou o título.
O Houston, por sua vez, foi o primeiro a escolher em 84. É o atual bicampeão da liga.

Texto Anterior: Times da NBA têm calouros definidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.