São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luz assume sob ameaça de greve da polícia do Rio

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O novo chefe da Polícia Civil do Rio, Hélio Luz, 48, assume hoje o cargo rejeitado pelos policiais e sob o risco de ter que enfrentar uma greve da categoria a partir do próximo dia 12.
A Coligação dos Policiais Civis ameaça convocar os 7.000 agentes à greve caso o governo estadual vete o aumento salarial de 54% reivindicado pela entidade.
O aumento consta da lei de vencimentos do policial civil enviada à Secretaria de Administração do Estado pelo governador Marcello Alencar (PSDB).
No dia 12 de julho, o Crase (Conselho de Recursos Administrativos dos Servidores Estaduais) da secretaria se reúne para analisar a constitucionalidade da lei.
Se a lei for vetada, o presidente da coligação, inspetor Carlos Eustáquio Pacheco, 47, disse que convocará assembléia para votar a proposta de greve.
O Sindicato dos Policiais Civis está convocando a categoria para, no dia 12, ir ao Crase a fim de pressionar o secretário Augusto Werneck a aprovar a lei.
Além de irritados com a falta do aumento prometido pelo governador na posse em janeiro, os policiais se sentem desprestigiados com a escolha de Luz para comandá-los.
``Ele é honesto, mas não basta só honestidade. Experiência conta muito. Ele é muito pessimista. Costuma passar a imagem de que a polícia é desonesta, não tem jeito. Temos que ser otimistas e lutar para reverter a criminalidade", afirmou Pacheco.
Luz, 48, toma posse de manhã na Polícia Civil (centro do Rio). Por ordem do secretário estadual de Segurança Pública, general da reserva Nilton Cerqueira, ele tem evitado os jornalistas.
O presidente da Coligação disse que após a posse tentará conversar com Luz sobre seus planos à frente da Polícia Civil.
``O policial está começando a perder o gás. Vamos entrar no sétimo mês de governo e até agora nada do que prometeram foi cumprido", afirmou Pacheco, para quem ``se deve, primeiro, dar condição de vida ao policial".

Texto Anterior: PF apreende coca e armas em Guarulhos
Próximo Texto: Pedreiro tenta matar ex-namorada e depois se suicida em Araçatuba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.