São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hélio Luz assume chefia da Polícia Civil do Rio sob ameaça de greve

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O novo chefe da Polícia Civil do Rio, Hélio Luz, 48, assume hoje o cargo rejeitado pelos policiais e sob o risco de ter que enfrentar uma greve da categoria a partir do próximo dia 12.
A Coligação dos Policiais Civis ameaça convocar os 7.000 agentes à greve caso o governo estadual vete o aumento salarial de 54% reivindicado pela entidade.
O aumento consta da lei de vencimentos do policial civil enviada à Secretaria de Administração do Estado pelo governador Marcello Alencar (PSDB).
No dia 12 de julho, o Crase (Conselho de Recursos Administrativos dos Servidores Estaduais) da secretaria se reúne para analisar a constitucionalidade da lei.
Se a lei for vetada, o presidente da coligação, inspetor Carlos Eustáquio Pacheco, 47, disse que convocará assembléia para votar a proposta de greve.
O Sindicato dos Policiais Civis está convocando a categoria para, no dia 12, ir ao Crase a fim de pressionar o secretário Augusto Werneck a aprovar a lei.
Além de irritados com a falta do aumento prometido pelo governador em janeiro, os policiais se sentem desprestigiados com a escolha de Luz para comandá-los.
``Ele é honesto, mas não basta. Experiência conta muito. Ele é muito pessimista. Costuma passar a imagem de que a polícia é desonesta, não tem jeito. Temos que ser otimistas e lutar para reverter a criminalidade", afirmou Pacheco.
Luz, 48, toma posse de manhã na Polícia Civil. Por ordem do secretário estadual de Segurança Pública, Nilton Cerqueira, ele tem evitado os jornalistas.

Texto Anterior: Jobim quer reduzir Justiça Militar
Próximo Texto: Assaltantes roubam viatura policial no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.