São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esta história de amor aconteceu de verdade

Daniela Rocha

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

``Pocahontas" é o lançamento do ano da Walt Disney. O desenho animado conta a história de uma indiazinha norte-americana que se apaixona por um colonizador inglês, o capitão John Smith.
O filme é baseado em uma história real, que aconteceu em Virgínia (Estado da costa Leste dos Estados Unidos). Lá, uma expedição de colonizadores vindos da Inglaterra desembarcou em 1607.
A história do filme é contada pelos índios. Os ingleses destruíram florestas e mataram muitos índios para procurar ouro -como os espanhóis e portugueses fizeram na América do Sul.
John Smith era o único expedicionário diferente, que não era ambicioso. Ele não desejava apenas terras e dinheiro. John queria viver a aventura de encontrar um mundo diferente.
No desenho, ele e Pocahontas (quer dizer ``Pequena Travessa") se apaixonam logo que se vêem.
Mas os dois têm formas de vida muito diferentes. Além disso, o chefe da expedição de John prepara um ataque aos índios.
Na história real, Pocahontas tinha 12 anos quando encontrou Smith. As meninas índias casavam com essa idade. No filme, Pocahontas parece uma adolescente.
O desenho tem mais gente do que animais. Os dois únicos personagens da floresta são Meeko, um gambá, e Flit, um pequeno pássaro parecido com o beija-flor.
Amigos inseparáveis de Pocahontas, eles são os personagens mais engraçados do filme.
Uma árvore centenária, Vovó Willow (chorão), é outro destaque, por ser a voz sábia da consciência (pensamento) de Pocahontas e representar a magia da floresta.

Pocahontas - Nos cines Gemini 1, Metro 2, Comodoro, entre outros. Sessões especiais às 11h, no Continental 2, e às 12h, no Tamboré 2.

Texto Anterior: 'Família Addams 2' e Batman visitam a telinha
Próximo Texto: Entre por uma porta e saia pela outra...
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.