São Paulo, sábado, 1 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berzoini vê inconstitucionalidade

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ricardo Berzoini, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, ligado à CUT, afirmou ontem que a medida provisória (MP) baixada ontem é inconstitucional.
``Acredito que o governo não pode, segundo a Constituição, interferir nas negociações salariais, como faz por intermédio da MP. Os entendimentos dizem respeito apenas à vida dos trabalhadores e empregadores", disse.
Segundo ele, só no caso de impasse é que a Justiça do Trabalho pode definir a questão, mesmo assim apenas se for chamada por uma das partes.
``Vou pedir estudo detalhado da questão ao nosso Departamento Jurídico e poderemos entrar com ação de inconstitucionalidade."
Os bancários têm data-base em setembro e serão a principal categoria -600 mil trabalhadores- a passar por uma campanha salarial sob as novas regras da MP.
``Os banqueiros vão se apoiar na MP para negar justamente o que nós mais queremos, que são garantias de manutenção do poder de compra dos salários entre uma data-base e outra", afirmou.
A MP proíbe a ``fixação de cláusula de reajuste ou correção salarial automática vinculada a índice de preços" nos dissídios.
Para Berzoini, a MP, na realidade, contraria a livre negociação.
``Mesmo a figura do mediador das negociações fica completamente sem poder pois, caso não consiga resolver o impasse, os empresários podem sempre recorrer à Justiça do Trabalho", afirmou.
O presidente do Sindicato dos Bancários disse que a MP altera apenas as regras de correção dos salários, tirando a garantia de reposição das perdas com a inflação uma vez por ano.
``As mudanças na TR (Taxa Referencial de Juros) e na Ufir (Unidade Fiscal de Referência) são apenas cosméticas", afirmou ele.
Para Berzoini, o governo procura, com a MP, aumentar a margem de lucro dos empresários reduzindo os custos com mão-de-obra.
``Assim ele pode manter os juros altos e o dólar supervalorizado por mais tempo", afirmou.

Texto Anterior: Conceição afirma que MP `é uma piada'
Próximo Texto: Medida não modifica correção feita pela TR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.