São Paulo, sábado, 1 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conceição afirma que MP `é uma piada'

DA REPORTAGEM LOCAL

A economista e deputada federal Maria da Conceição Tavares (PT-RJ) afirmou ontem ser ``uma piada" a medida provisória que trata da desindexação da economia. ``Mais uma vez quem vai pagar são os assalariados", afirmou. A seguir trechos da entrevista.

Folha - Qual sua avaliação da MP da desindexação?
Maria da Conceição Tavares - Só posso acreditar que se trata de uma piada. Estão arrastando a economia para uma recessão brutal, e mais uma vez quem vai pagar são os assalariados.
Folha - Mas a estratégia do governo não é desacelerar a economia para pôr em ordem as contas externas?
Conceição - Mas está provado que recessão não resolve problema de balança comercial. Isso já foi tentado no tempo que o Delfim era ministro e depois na época do Collor. E nessas duas ocasiões não apareceram os resultados. O que vai acontecer é um desmonte do parque industrial instalado no país.
Folha - Mas a sra. vê pontos positivos nesse primeiro ano do Real?
Conceição - O Plano foi benéfico do ponto de vista conjuntural. Conseguiu baixar a inflação, e assim acabou com o chamado imposto inflacionário. Porém do ponto de vista estrutural, está sendo uma catástrofe. Vai acontecer no Brasil o que ocorreu na Argentina e no México.
Folha - E o que ocorreu nesses países?
Conceição - Tanto na Argentina quanto no México se deu um desmonte de seus parques industriais. No ritmo em que estamos indo, esse desmonte vai levar um ano no Brasil.
Folha - Que setores a sra. acredita serão mais afetados? E qual a opção para a política econômica do governo pôr em ordem a balança comercial?
Conceição - A recessão vai atingir de frente a indústria de calçados, de alimentos e de têxteis. Isso porque nunca se manteve or tanto tempo.

Texto Anterior: CUT critica e Força Sindical apóia MP
Próximo Texto: Berzoini vê inconstitucionalidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.