São Paulo, sábado, 1 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metade das padarias de SP estão sujas

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Panificadoras e confeitarias representam hoje o que há de pior em termos de higiene em São Paulo, segundo a prefeitura. Pelo menos metade delas são sujas.
A conclusão é do diretor do Departamento de Inspeção Municipal de Alimentos, Luiz Colombo, que coordenou a fiscalização de 2.164 estabelecimentos de 1º de janeiro a 15 de junho deste ano.
Outras 147 padarias (6,79%) não tinham condições de funcionar. ``Esses locais são interditados porque colocam em risco a saúde das pessoas devido à sua extrema falta de higiene", diz Colombo.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip), Frederico Maia, 53, concorda que o controle de higiene não é ideal, mas nega que há irregularidades em 82,86% das padarias (leia texto pa página 5).
Esses 82,86% representam o número de padarias que receberam intimações para realizar melhorias.
As padarias são responsáveis hoje por 65% das denúncias recebidas pelo Disque-Sujinho.
As multas mais comuns são por falta de higiene e manipulação inadequada de alimentos. ``Encontramos padeiros trabalhando sem camisa e com a massa nas costas. O suor faz a massa escorregar e eles cortam o pão mais rápido."
É também comum padeiros colocarem na boca as giletes que usam para cortar o pão ou amarrar a gilete em um palito de madeira e colocá-lo atrás da orelha.

Texto Anterior: Erro sobre o Plano Real reavalia a medida provisória
Próximo Texto: Folha lança cotação de carros por telefone
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.